/ Notícias

UFBA alcançou o conceito máximo no recredenciamento institucional no MEC

A UFBA alcançou o conceito máximo no recredenciamento institucional junto ao Ministério da Educação (MEC). Na escala de 1 a 5, a UFBA obteve a nota 4,87, garantindo assim, pela primeira vez, o conceito final 5, atribuído a notas acima de 4,5.

A documentação analisada refere-se aos últimos 3 anos e reflete o período de 12 anos desde o último recredenciamento, em 2011 - no qual a UFBA havia obtido a nota 4. O resultado, portanto, contempla ações das gestões Dora Leal Rosa (2010-2014), João Carlos Salles (2014-2022) e do primeiro ano da gestão Paulo Miguez (2022-2026).

“É com imensa alegria e indisfarçável orgulho que recebemos a notícia que a Universidade Federal da Bahia obteve a nota máxima, cinco, no processo de recredenciamento do INEP/MEC. Essa nota expressa o compromisso de cada membro dessa comunidade, professores, técnicos administrativos, estudantes, colaboradores terceirizados, com a educação inclusiva e de qualidade. É um momento de muita alegria, além de reafirmação de nosso compromisso em fazer da UFBA uma escola de referência, uma casa da cidadania, de defesa da vida, da democracia e da ciência. Parabéns à UFBA!”, comemorou o reitor Paulo Miguez.

Comissão de avaliação

A avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) é realizada periodicamente para verificar se as instituições atendem às exigências do Ministério e se estão aptas a continuar oferecendo cursos superiores e conceder diplomas. Normalmente, as instituições passam pelo processo de recredenciamento a cada 5 ou 10 anos.

A organização da instituição e o seu planejamento administrativo e financeiro são verificados na avaliação, que tem como eixos: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; Infraestrutura.

#souufba #ufbanota5 #recredenciamentomec